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Nosso projeto de aprendizagem... em construção


Tentando montar o quebra-cabeças...

 

Título (provisório):  
As Múltiplas Possibilidades em Estratégias de Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior: Um Estudo Construtivista.

Introdução
Algumas teorias de aprendizagem, dentre elas, o construtivismo de Piaget (1978), apontam para a capacidade de reação construtiva do ser humano. Na concepção construtivista a construção do conhecimento encontra-se na interação, ocorrendo quando ações físicas ou mentais do sujeito sobre objetos provocam o desequilíbrio (LAKOMY, 2008), passando pela elaboração, interpretação, assimilação e reconstrução do conhecimento e do próprio indivíduo. Neste processo o professor atua como mediador e seu principal papel não é o de ensinar, mas de ajudar o estudante a aprender (GIL, 2010, p. 21). O  aluno, por sua vez, é um sujeito ativo na construção do seu conhecimento que progressivamente vai sendo construído. 
Neste contexto, as práticas educativas tornam-se importantes meios, uma vez que envolvem capacidades cognitivas, de equilíbrio pessoal, de relações sociais, intrapessoais, interpessoais e capacidades motoras. Entretanto, a apreensão da realidade e a construção de significados não acontecem de forma simples (GUEDES, 2004). No ensino superior, este processo pode tornar-se ainda mais difícil, uma vez que a docência universitária tem sido exercida por profissionais de diversas áreas do conhecimento sem, necessariamente, possuírem a formação pedagógica (GUEDES, 2004). 
            Luckesi (1994, p. 155) questiona os meios pelos quais os docentes escolhem dentre as técnicas de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento das competências discentes: 

Será que nós professores, ao estabelecermos nosso plano de ensino, ou quando vamos decidir o que fazer na aula, nos perguntamos se as técnicas de ensino que utilizaremos têm articulação coerente com nossa proposta pedagógica? 
Tal questionamento conduz a reflexão sobre a complexidade dos processos educativos. Tal complexidade faz com que dificilmente se possa prever com antecedência o que acontecerá na sala de aula. Este cenário exige do docente o  planejamento (ZABALA, 1998) e domínio de técnicas diversificadas, resultando em aulas mais flexíveis, interessantes e motivadoras (ANASTASIOU; ALVES, 2007). A motivação, segundo Perrenould (1999) auxilia no desenvolvimento das competências. 
 
Desta forma, este projeto de aprendizagem tem por objetivo identificar quais técnicas de ensino-aprendizagem são adotadas pelos docentes do ensino superior para o desenvolvimento das competências discentes previstas no Projeto Político Pedagógico (PPP) e propõe a investigação de como as técnicas de ensino-aprendizagem auxiliam os professores do ensino superior no desenvolvimento de competências discentes?

O trabalho segue-se apresentando primeiramente o referencial teórico da pesquisa, versando sobre conceitos pertinentes a pesquisa. A seguir é brevemente descrita a metodologia de estudo utilizada. O trabalho finaliza com a apresentação do estudo e uma breve análise dos resultados obtidos é apresentada. O estudo do caso empírico foi realizado uma universidade privada, avaliada pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das melhores universidades privadas do País. 




REFERÊNCIAS (deste post)
ANASTASIOU, L.; ALVES, L.P. Processos de Ensinagem na universidade. Editora Univille, 2005.
GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2010.  283p.
GOMES, Gilberto. O Profissional de Administração como Organizador e Gestor do Trabalho Pedagógico no Ensino: Um Estudo de Caso. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Engenharia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Engenharia. Porto Algre, 2004.
LAKOMY, A.M. Teorias cognitivas da aprendizagem. 2.ed.rev. atual. Curitiba: Ibpex, 2008. 93p.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.
PERRENOUD, P. Ensinar: Agir na Urgência, Decidir na Incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ZABALA, A. A prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Um comentário:

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