Pesquisar este blog

Diário da pesquisa


Em nosso encontro semanal da disciplina alinhamos em conjunto com o Paulo e a Marô o que seria nossa pesquisa. Vamos pesquisar quais as técnicas de ensino-aprendizagem os professores utilizam para desenvolver uma determinada competência em um conjunto de disciplinas que privilegiem o desenvolvimento de tal competência. Embora o desenvolvimento das competências deva ocorrer de forma interdisciplinar e durante todo o curso,  algumas disciplinas priorizam algumas competências.

Assim, para iniciar, escolhemos para nossa pesquisa o curso de graduação presencial de Administração (que também é nossa base de formação) da Unisinos. Vamos pesquisar o Projeto Político Pedagógico (PPP), o  conjunto as competências a serem desenvolvidas, previstas no mesmo. Partindo disso, vamos escolher uma competência e identificar qual o conjunto de disciplinas que priorizam o desenvolvimento de tal competência.



Hoje criamos nosso blog. Foi uma experiência incrível! Nenhuma de nós tinha feito isso antes e levamos quase a tarde toda pra encontrar a forma de colocar o aquário que está na página inicial e os links para mídia social... Mas, gostamos do resultado e estamos muito animadas. 

Bem, agora com o blog no ar fizemos uma primeira busca no site do curso e postamos a apresentação do curso e suas ênfases. Encontramos e também postamos um material sobre as Estratégias de ensinagem (por Anastasiou, Léa da Graças Camargos e ALVES, Leonir Pessate).

Agora acho que podemos dar uma paradinha... esse dia foi cheio!



Hoje convidamos todos os colegas da turma a colaborarem com nosso blog, mas ainda não tivemos adesão... Seguimos nossa pesquisa...
Estamos pesquisando sobre o PPP e encontramos no blog dos colegas do CUMAPPP: um bom ponto de partida. Além disso, pesquisamos também sobre estratégias de ensino-aprendizagem e avaliação por competência. Achamos muita coisa interessante e decidimos criar páginas para cada um dos temas para postar os materiais que estamos reunindo. Mais um desafio para as inexperientes blogueiras...


 
Hoje definimos qual competência vamos abordar em nossa pesquisa. Iniciamos o contato com a coordenação do curso de adm para nos auxiliar a descobrir em qual conjunto de disciplinas que tem como objetivo prioritário o desenvolvimento do "pensar nas organizações de forma sistêmica"  (competência Visão sistêmica) e quais professores ministram tais disciplinas neste semestre. 

Já obtivemos um primeiro retorno, onde foi sugerido um encontro com a coordenação do curso para mapear, pelo menos preliminarmente, onde tal competência deve ser tratada. Agendamos para 10/06.


 Hoje conversamos sobre a necessidade de manutenção deste diário de pesquisa. Ele é importante para refazermos no futuro os passos lógicos que conduziram aos resultados ao final do estudo. Este projeto de pesquisa é um requisito parcial da disciplina de metodologia do ensino superior e seria interessante que nossos colegas entendam como chegamos a tais resultados.

Bem, nossa atividade de hoje é buscar pela internet e avaliar a ementa das disciplinas do curso de adm buscando identificar onde aparece a competência que buscamos para nossa pesquisa. Assim, otimizaremos o encontro com a coordenação do curso na sexta. 


 Hoje nosso encontro é com toda a turma lá na Unisinos. Estamos anciosas para compartilhar com os colegas nossas novidades, o que inclui nosso blog. Nosso tema da aula de hoje é a construção de competências desde a escola. São múltiplos os significados da noção de competência, mas Perrenould (1999) a define como "...uma capacidade de agir eficazmenteem um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimento, mas sem limitar-se a eles...".Isso implica em repensar o papel da educação, onde um dilema se faz presente: se a competência é formação + experiência, o que a escola deve 
 privilegiar, formação ou expeiências práticas? Uma resposta natural seria: os dois...mas qual deve ser priorizado? Como se faz isso?


Hoje falamos com a profa Dagmar, coordenadora do curso de Administração da Unisinos. Ela nos disse que as matérias que mais trabalham com a competência “visão sistêmica” são: Redes de Cooperação, Administração Estratégica e Laboratório de Gestão. Ainda nesta semana vamos mandar um email para os professores para marcarmos um encontro.


Hoje deixamos o dia para pesquisar artigos sobre estratégia de ensino-aprendizagem.  Encontramos alguns artigos de relevada importância sobre o tema. Selecionamos alguns deles para você! Boa leitura!!

Este trata sobre as estratégias de ensino no curso de enfermagem, sendo realizada uma pesquisa qualitativa com os participantes de uma oficina do Congresso Brasileiro de Enfermagem.

Este trata sobre a qualidade da motivação dos alunos do ensino superior, os tipos de estratégias de aprendizado utilizadas e as percepções de modalidades do ensino. Foram aplicados três questionários para atender ao objetivo proposto.

Este trata sobre as estratégias de ensino-aprendizagem em EaD.

Este último artigo é referente às estratégias de ensino-aprendizagem sob a visão dos alunos e professores do curso de graduação de contabilidade. Foi realizado um questionário com perguntas abertas e fechadas para atender o objetivo proposto.

Hoje também agendamos um encontro do nosso grupo para amanhã. Vamos conversar sobre o andamento do nosso trabalho, formular nossas perguntas para os professores e encaminhar nossa proposta para a profa Marô.

 Hoje criamos o roteiro de entrevista e validamos com especilista. O questionário foi ajustado conforme recomendação na validação. São questões semi-abertas que buscam evidências impíricas de como se desenvolve competências no ensino superior.


 Fomos a compo e nossa primeira entrevista finalmente aconteceu. Temos outras duas agendadas, mas ainda faltam confirmações. Estamos preocupadas com a disponibilidade dos respondentes para as entrevistas. Mas, vamos ao trabalho!

27/06
Finalmente conseguimos acesso a uma dissertação que estávamos procurando.É da Roseli Terezinha Cunhago Bravo (ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS NA VISÃO DE DOCENTES E DISCENTES DO 4º ANO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO) e tem muito haver com o que estamos pesquisando... fala sobre as diretrizes do MEC sobre o desenvolvimento de competências no ensino superior e como diversos autores denvolvem o tema. Em breve postamos o link!

02/07
Nosso foco agora é nas entrevistas... estamos escrevendo cada vez menos no diário porque estamos reformulando nossos conhecimentos... o tempo está cada vez mais curto...

13/07
Amanhã apresentamos nosso projeto... então a noite de hoje reservamos para nos preparar...