Tentando montar o quebra-cabeças...
Título (provisório):
As
Múltiplas Possibilidades em Estratégias de Ensino-Aprendizagem no Ensino
Superior: Um Estudo Construtivista.
Introdução |
Algumas
teorias de aprendizagem, dentre elas, o construtivismo de Piaget (1978),
apontam para a capacidade de reação construtiva do ser humano. Na concepção
construtivista a construção do conhecimento encontra-se na interação, ocorrendo
quando ações físicas ou mentais do sujeito sobre objetos provocam o
desequilíbrio (LAKOMY, 2008), passando pela elaboração, interpretação,
assimilação e reconstrução do conhecimento e do próprio indivíduo. Neste
processo o professor atua como mediador e seu principal papel não é o de ensinar, mas de ajudar o estudante a aprender (GIL, 2010, p. 21). O aluno, por sua vez, é um sujeito
ativo na construção do seu conhecimento que progressivamente vai sendo
construído.
Neste
contexto, as práticas educativas tornam-se importantes meios, uma vez que
envolvem capacidades cognitivas, de equilíbrio pessoal, de relações sociais,
intrapessoais, interpessoais e capacidades motoras. Entretanto, a apreensão da
realidade e a construção de significados não acontecem de forma simples
(GUEDES, 2004). No ensino superior, este processo pode tornar-se ainda mais
difícil, uma vez que a docência universitária tem sido exercida por
profissionais de diversas áreas do conhecimento sem, necessariamente, possuírem
a formação pedagógica (GUEDES, 2004).
Luckesi (1994, p. 155) questiona os
meios pelos quais os docentes escolhem dentre as técnicas de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento das competências discentes:
Será que nós professores, ao estabelecermos nosso plano de ensino, ou quando vamos decidir o que fazer na aula, nos perguntamos se as técnicas de ensino que utilizaremos têm articulação coerente com nossa proposta pedagógica?
Tal questionamento conduz a reflexão sobre a complexidade dos processos educativos.
Tal complexidade faz com que dificilmente se possa prever com antecedência o
que acontecerá na sala de aula. Este cenário exige do docente o
planejamento (ZABALA, 1998) e domínio de técnicas diversificadas, resultando em
aulas mais flexíveis, interessantes e motivadoras (ANASTASIOU; ALVES, 2007). A
motivação, segundo Perrenould (1999) auxilia no desenvolvimento das
competências.
Desta
forma, este projeto de aprendizagem tem por objetivo identificar
quais técnicas de ensino-aprendizagem são adotadas pelos docentes do ensino
superior para o desenvolvimento das competências discentes previstas no Projeto Político Pedagógico (PPP) e propõe a investigação de como as técnicas de ensino-aprendizagem auxiliam os
professores do ensino superior no desenvolvimento de competências discentes?
O trabalho segue-se
apresentando primeiramente o referencial teórico da pesquisa, versando sobre conceitos
pertinentes a pesquisa. A seguir é brevemente descrita a metodologia de estudo
utilizada. O trabalho finaliza com a apresentação do estudo e uma breve análise dos resultados obtidos é apresentada. O estudo
do caso empírico foi realizado uma
universidade privada, avaliada pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das melhores
universidades privadas do País.
REFERÊNCIAS (deste post)
ANASTASIOU, L.; ALVES, L.P. Processos
de Ensinagem na universidade. Editora Univille, 2005.
GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2010. 283p.
GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2010. 283p.
GOMES, Gilberto. O
Profissional de Administração como Organizador e Gestor do Trabalho Pedagógico
no Ensino: Um Estudo de Caso. Dissertação de Mestrado -
Programa de Pós-Graduação em Engenharia. Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, Escola de Engenharia. Porto Algre, 2004.
LAKOMY, A.M. Teorias
cognitivas da aprendizagem. 2.ed.rev. atual. Curitiba: Ibpex, 2008.
93p.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia
da educação. São Paulo: Cortez, 1994.
PERRENOUD,
P. Ensinar: Agir na Urgência, Decidir na Incerteza. Porto
Alegre: Artmed, 2001.
ZABALA, A. A
prática Educativa: Como Ensinar. Porto
Alegre: Artmed, 1998.