Pesquisar este blog

As estratégias de ensino aprendizagem

No quadro da imprevisibilidade, mudanças e incertezas atuais, devemos continuar a atuar na sala de aula como se fazia no passado? Este post trata de um dos elementos básicos de discussão da ação docente, refere-se ao ensinar, ao aprender e ao apreender. 
 

Estratégias de ensino-aprendizagem
Na concepção construtivista a construção do conhecimento ocorre quando ações físicas ou mentais do sujeito sobre objetos provocam o desequilíbrio (LAKOMY, 2998). À medida que este conteúdo é assimilado e acomodado, as perturbações fazem surgir algo novo, resultando na construção de esquemas. Tais esquemas tornam-se cada vez mais refinados, fazendo com que as próximas assimilações sejam diferentes e melhores que as anteriores (BECKER, 2001). Para Anastasiou e Alves (2007) as aprendizagens dos indivíduos não se dão todas da mesma forma, onde o desafio consiste na construção mental ou na abstração que se efetiva quando, mentalmente, se é capaz de reconstruir o objeto apreendido pela concepção de noções e princípios, independentemente do modelo ou exemplo estudado, associando idéias, enredando e chegando a se deduzir conseqüências pessoais e inéditas, através de uma ação.
Neste contexto, Becker (2001) afirma que a escola precisa aprender a reconhecer e escolher ações  que têm chance de produzir resultados cognitivos, transformando as estruturas de conhecimento do sujeito, considerando o erro como instrumento analítico e não como objeto de punição.  Para Anastasiou e Alves (2007), cabe ao professor planejar e conduzir esse processo contínuo de ações que possibilitem aos estudantes, inclusive aos que têm maiores dificuldades, irem construindo, agarrando, apreendendo o quadro teórico-prático pretendido, em momentos seqüenciais e de complexidade crescente. Estes processos são apoiados pelas estratégias de ensino-aprendizagem, que se referem aos meios utilizados pelos docentes na articulação do processo de ensino. Tal articulação deve estar em acordo com cada atividade e os resultados esperados (ANASTASIOU; ALVES, 2007; MAZZIONI, 2009).
As estratégias visam à consecução de objetivos, portanto, há que ter clareza sobre aonde se pretende chegar naquele momento com o processo de ensinagem. Por isso, os objetivos que norteiam devem estar claros para os sujeitos envolvidos – professores e alunos – e estar presentes no contrato didático, registrado no Programa de Aprendizagem correspondente ao módulo, fase, curso, etc... (ANASTASIOU; ALVES, 2007)
As atividades de ensino e de aprendizagem deverão atender às características do Projeto Político Pedagógico do curso (LUKESI, 1996; ANASTASIOU; ALVES, 2007), que se reflete na área de estudo, com seu conteúdo (seja factual, conceitual, procedimental, atitudinal (ZABALA, 1998) e, principalmente, nas características dos sujeitos do processo, podendo ser estratégias realizadas individual ou coletivamente e propostas para a sala de aula ou outros espaços.
Luckesi (1994, p. 155) questiona os meios pelos quais os docentes escolhem dentre as técnicas de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento das competências discentes. Vasconcelos (2005) menciona que há necessidade de refletir-se sobre as estratégias freqüentemente utilizadas no ensino superior brasileiro. Gil (2010) questiona a quantidade de professores no ensino superior sem formação pedagógica e que, por não conhecerem ou não desejarem utilizar estratégias de ensino-aprendizagem diversificadas optam por métodos tradicionais centrados no professor.
Para Anastesiou e Alves (2007) o papel do professor é a mediação, onde deliberadamente ele planeja, propõe e coordena estratégias compostas por suas ações e dos alunos, visando à superação da visão sincrética inicial, por percepções, visões e ações cada vez mais elaboradas. Isso requer, por parte dos estudantes, um processo de apropriação ativa e consciente dos conhecimentos, dos fundamentos das ciências e de sua aplicação prática. Por isso, a ação de ensinar não pode se limitar a simples exposição dos conteúdos, incluindo necessariamente um resultado bem sucedido daquilo que se pretende fazer, no caso, a apropriação do objeto de estudo.
Tais questionamentos conduzem a reflexão sobre a complexidade dos processos educativos. Tal complexidade faz com que dificilmente se possa prever com antecedência o que acontecerá na sala de aula. Este cenário exige do docente o  planejamento (ZABALA, 1998) e domínio de técnicas diversificadas, resultando em aulas mais flexíveis, interessantes e motivadoras (ANASTASIOU; ALVES, 2007).Para dominá-las é necessário conhecê-las. Por isso, em seguida, apresentamos um resumo sobre as principais estratégias de ensino-aprendizagem que escontramos na literura pesquisada.


Estratégias Utilizadas no Processo Ensino-Aprendizagem: um resumo da literatura pesquisada
 Dentre as diversas estratégias, apresentamos um resumo das estratégias encontradas na literatura pesquisada:

Resumo das estratégias de ensino-aprendizagem pesquisadas. Fonte: Adaptado de Anastasiou; Alves (2007); Marion e Marion, 2006 e Bravo, 2009.
 
      A existência de diversas estratégias que podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem favorece a prática educativa. No entanto, deve-se lembrar que, além das restrições da escola e das características dos alunos, é essencial que se escolha as estratégias pensando em atingir as competências exigidas no PPP. Petrucci e Batiston (2006) ressaltam que as estratégias apresentadas não são absolutas, nem imutáveis, constituindo-se em ferramentas que podem ser adaptadas, modificadas, ou combinadas pelo docente, conforme julgar conveniente ou necessário.


REFERÊNCIAS (deste post)
ANASTASIOU, L.; ALVES, L.P. Processos de Ensinagem na Universidade. Editora Univille, 2005.
BRAVO, R. T. C. Estratégias de Ensino-Aprendizagem: o Desenvolvimento de Competências Interpessoais na Visão de Docentes e Discentes do 4º ano de um Curso de Graduação em Administração. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Administração.  Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR), Curitiba, 2009.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
MARION, José Carlos; MARION, Arnaldo Luís Costa. Metodologias de Ensino na Área de Negócios para Cursos de Administração, Gestão, Contabilidade e MBA. São Paulo: Atlas, 2006.
MAZZIONI, Sady. As Estratégias Utilizadas no Processo de Ensino-Aprendizagem: Concepções de Alunos e Professores de Ciências Contábeis. 11o. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, São Paulo: FEA-USP, 2009.