O projeto político pedagógico
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um plano escolar elaborado
pelas instituições de ensino, onde se encontram os objetivos, as metas, as
propostas de ensino e as estratégias permanentes, tanto relacionado às
atividades pedagógicas quanto às funções administrativas da instituição
(BETINI, 2005). É chamado de projeto
por englobar as propostas a executar durante determinado período de tempo. É
chamado de político por considerar a
escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e
críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os
rumos que ela vai seguir. É chamado de pedagógico
por abordar e definir e organizar as atividades e os projetos educativos
necessários ao processo de ensino e aprendizagem (ABRIL, 2011).
Tem por finalidade auxiliar a instituição de ensino a “definir
suas prioridades estratégicas, desdobrando tais prioridades em metas
educacionais e outras ações concretas. Este desdobramento indica o
que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, quais os critérios de medição
quanto ao alcance dos resultados atingidos, bem como os critérios de avaliação
quanto ao próprio desempenho” (Portal Educação, 2011). Para que essa construção seja possível, um de seus pilares de sustentação são os
fundamentos epistemológicos, ou seja, como se dará a construção do conhecimento
e qual a abordagem pedagógica que a instituição adotará. O construtivismo é uma
das opções. Portanto, ao construir o PPP é preciso pensar nos seguintes
questionamentos: qual o sentido da educação?
Por que e para que educar? Ao responder tais questões deve-se lembrar de
não tornar o processo uma imposição, mas sim com foco no estímulo e desafio aos
educadores para pensar sobre tais questões, motivando o espírito crítico e
reflexivo (BUTTURA, 2005).
Dessa
forma, o PPP torna-se relevante por direcionar as ações da instituição com foco
no cumprimento das metas. Para obtenção de resultados efetivos, segundo Abril
(2010), a participação da comunidade escolar pode torna-se um importante aliado.
Betini (2005) argumenta que a articulação entre o PPP, o acompanhamento das
ações, a avaliação e utilização dos resultados, com a participação e
envolvimento das pessoas, o coletivo da escola pode levar a instituição a
melhorar seu desempenho, além de contribuir para o cumprimento do papel da
escola junto a sociedade.
Considerando que é do interesse da escola que seus cidadãos sejam educados, instruídos e formados, e que esta é a principal função da escola, administrá-la de modo eficiente e eficaz é umas das condições para que se cumpra o seu papel. Quando assim administrada a escola oferece condições para a melhoria da qualidade de vida (BENTINI, 2005, p.43).
Ao definir as diretrizes da escola, o PPP assume
papel importante no contexto educacional. Para que este plano possa ser
elaborado e colocado em prática, torna-se necessário a compreensão de como se
dá o processo de construção do conhecimento. Esta pesquisa aborda este tema sob
o paradigma do construtivismo.
Nossa próxima postagem versará sobre o paradigma
construtivista com foco na construção do conhecimento.
REFERÊNCIAS
BETINI, G. A. A construção
do projeto político-pedagógico da escola. In: EDUC@ação - Revista
Pedagógica - UNIPINHAL – Espírito Santo do Pinhal, v. 01, n. 03, jan./dez.
2005. p. 37-44.
BUTTURA,
Ivanira Maria. Projeto político-pedagógico: concepção que se define na práxis.
Passo Fundo: UPF, 2005.
ABRIL.
Revista Escola Abril. Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Bernardo
Ferreira Guimarães. 2010. Site. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/pdf/ppp-em-bernardo-guimaraes.pdf. Acesso em: 18 Jun.2011
ABRIL. Revista Escola Abril. Site Oficial. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br.
Acesso em: 18 Jun. 2011.
Para saber mais sobre o PPP e os desafios que ele apresenta visite o blog dos nossos colegas de turma, o CUMAPPP.