O Projeto
Político-Pedagógico (PPP) é um plano escolar elaborado pelas instituições
de ensino, onde se encontram os objetivos, as metas, as propostas de ensino e
as estratégias permanentes, tanto relacionado às atividades pedagógicas quanto
às funções administrativas da instituição (BETINI, 2005).
Tem por finalidade auxiliar a instituição
de ensino a definir suas prioridades estratégicas, desdobrando tais prioridades
em metas educacionais e outras ações concretas. Este desdobramento
indica o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, quais os
critérios de medição quanto ao alcance dos resultados atingidos, bem como os
critérios de avaliação quanto ao próprio desempenho. Para que essa construção seja possível, um de seus
pilares de sustentação são os fundamentos epistemológicos, ou seja, como se
dará a construção do conhecimento e qual a abordagem pedagógica que a instituição
adotará. O construtivismo
é uma das opções. Portanto, ao construir o PPP
é preciso pensar nos seguintes questionamentos: qual o sentido da educação?
Por que e para que educar?
Ao definir as diretrizes da escola, o PPP
assume papel importante no contexto educacional. Para que este plano possa
ser elaborado e colocado em prática, torna-se necessário a compreensão de como
se dá o processo de construção do conhecimento. Esta pesquisa aborda este tema
sob o paradigma do construtivismo.
Acesse nosso post sobre a construção do conhecimento no paradigma construtivista
REFERÊNCIAS (deste post)
BETINI, G. A. A construção
do projeto político-pedagógico da escola. In: EDUC@ação - Revista
Pedagógica - UNIPINHAL – Espírito Santo do Pinhal, v. 01, n. 03, jan./dez.
2005. p. 37-44.
BUTTURA,
Ivanira Maria. Projeto político-pedagógico: concepção que se define na práxis.
Passo Fundo: UPF, 2005.
ABRIL.
Revista Escola Abril. Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Bernardo
Ferreira Guimarães. 2010. Site. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/pdf/ppp-em-bernardo-guimaraes.pdf. Acesso em: 18 Jun.2011.
ABRIL. Revista Escola Abril. Site Oficial. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br.
Acesso em: 18 Jun. 2011.
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