Começamos refletindo sobre ensinar e aprender... No quadro da imprevisibilidade, mudanças e
incertezas atuais, deveremos continuar a atuar na sala de aula como se
fazia no passado?
Postamos um link para o texto parcial de Anastasiou e Alves (2007) sobre os processos de ensinagem no ensino superior.
Na visão da mesma autora(no texto Ensinar, Aprender, Apreender e Processos de Ensinagem ), a definição de estratégias de ensinagem é como uma superação do ensino tradicional ressaltando que o processo de ensinar e aprender nada mais é do que o “saborear” o conhecimento em questão: “O sabor é percebido pelos alunos quando o docente ensina determinada área que também saboreia (...)”.
ResponderExcluirA autora ainda relata que o docente é o responsável por planejar e conduzir ações contínuas para os alunos com foco na construção do quadro teórico-prático pretendido, sendo necessário atender às características do Projeto Político-Pedagógico do curso “que se reflete na área de estudo e, principalmente, nas características dos sujeitos do processo, podendo ser estratégias realizadas individual ou coletivamente”