Pesquisar este blog

Falando de competências no ensino superior...


O estudo de Bravo (2009) objetivou pesquisar em uma IES particular do norte de Santa Catarina, quais estratégias de ensino-aprendizagem favorecem o desenvolvimento das competências interpessoais necessárias ao administrador, na perspectiva dos docentes e discentes do 4º ano do Curso de Graduação em Administração. Além da explanação de diversos autores clássicos sobre competência e competência interpessoal, a pesquisa teve como eixos teóricos: Anastasiou e Alves (2003) com as estratégias de ensino-aprendizagem indicadas para o ensino superior e Malhotra (2001), com a orientação metodológica da pesquisa. Além dos referenciais teóricos se buscou subsídios para o estudo na pesquisa documental, analisando o Projeto Político Pedagógico e o Programa Anual de Ensino da IES pesquisa. Quanto à delimitação, a pesquisa teve um caráter descritivo, com uma amostragem intencional, realizando-se focus group com os professores e aplicando questionário aos discentes. O questionário foi composto de perguntas fechadas, com escala nominal não-comparativa itemizada, do tipo Escala de Likert. Para a análise exploratória da amostra pesquisada foi utilizada Análise Estatística Descritiva Média e Desvio Padrão. Os resultados da pesquisa revelaram as estratégias de ensino-aprendizagem que mais favorecem o desenvolvimento das competências interpessoais do administrador: jogos de empresa, debate e discussão e trabalho em equipe. Essas estratégias apresentam como características similares: são vivenciais, práticas e propiciam uma interação e participação grupal.

REFERÊNCIAS (deste post)
BRAVO, R. T. C. Estratégias de Ensino-Aprendizagem: o Desenvolvimento de Competências Interpessoais na Visão de Docentes e Discentes do 4º ano de um Curso de Graduação em Administração. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Administração.  Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR), Curitiba, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário