O estudo de Bravo (2009) objetivou
pesquisar em uma IES particular do norte de Santa Catarina, quais estratégias
de ensino-aprendizagem favorecem o desenvolvimento das competências
interpessoais necessárias ao administrador, na perspectiva dos docentes e
discentes do 4º ano do Curso de Graduação em Administração. Além da explanação
de diversos autores clássicos sobre competência e competência interpessoal, a
pesquisa teve como eixos teóricos: Anastasiou e Alves (2003) com as estratégias
de ensino-aprendizagem indicadas para o ensino superior e Malhotra (2001), com
a orientação metodológica da pesquisa. Além dos referenciais teóricos se buscou
subsídios para o estudo na pesquisa documental, analisando o Projeto Político
Pedagógico e o Programa Anual de Ensino da IES pesquisa. Quanto à delimitação,
a pesquisa teve um caráter descritivo, com uma amostragem intencional,
realizando-se focus group com os professores e aplicando questionário
aos discentes. O questionário foi composto de perguntas fechadas, com escala
nominal não-comparativa itemizada, do tipo Escala de Likert. Para a análise
exploratória da amostra pesquisada foi utilizada Análise Estatística Descritiva
Média e Desvio Padrão. Os resultados da pesquisa revelaram as estratégias de
ensino-aprendizagem que mais favorecem o desenvolvimento das competências
interpessoais do administrador: jogos de empresa, debate e discussão e trabalho
em equipe. Essas estratégias apresentam como características similares: são
vivenciais, práticas e propiciam uma interação e participação grupal.
REFERÊNCIAS (deste post)
BRAVO, R. T. C. Estratégias de
Ensino-Aprendizagem: o Desenvolvimento de Competências Interpessoais na Visão
de Docentes e Discentes do 4º ano de um Curso de Graduação em Administração.
Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em
Administração. Pontifícia Universidade
Católica do Paraná (PUC PR), Curitiba, 2009.
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